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Arquitetos: YounghanChung Architects
- Área: 93 m²
- Ano: 2013
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Fotografias:Kim Jaekyeong
Descrição enviada pela equipe de projeto. Há muito tempo atrás Building, Dwelling, Thinking; Martin Heidegger se valeu de alguns edifícios para discutir sua relação com habitação.
"Esses edifícios abrigam o homem. O homem reside neles e ainda assim não os habita, enquanto que habitar meramente significa que nos abrigamos deles. Na falta de habitações de hoje, mesmo isso é reconfortante e para o bem, edifícios residenciais realmente fornecem abrigo, as casas de hoje em dia podem até ser bem planejadas, fáceis de manter, atraentemente baratas, abertas ao ar, luz e sol, mas as casas em si possuem qualquer garantia de que habitação realmente ocorra nelas?"
Este projeto começou com essas duas questões. Podemos realmente atingir qualquer 'residencialidade' no espaço convencional para residir? E quanto ao programa que fornece espaço de residência e de trabalho para um pintora de setenta anos de idade, o que é habitação como um pequeno espaço onde passar o resto da vida?
Este projeto trata da primeira habitação experimental que pode ter outro tipo de universalidade através de nova interpretação da área, mobiliário e de fronteira em um espaço residencial existente. A primeira área de habitação é definida pelo mobiliário. Especificamente, a função se o mobiliário define a área, o espaço onde um sofá e TV são colocadas é definida como a sala de estar e o espaço onde a mesa de jantar e mobília de cozinha é determinado a cozinha, enquanto que o espaço com um vaso sanitário e um lavatório é marcado como o banheiro e o espaço com uma cama serve como um dormitório.
Ao romper com este conjunto de áreas pré-definidas, tenho a certeza que um usuário pode ter um papel ativo na definição de áreas por meio de um 'corredor de móveis'. Aqui, o mobiliário é um dispositivo projetado para o armazenamento com funções mínimas, e se acomoda nos móveis de residência, de higiene, de energia elétrica, instalações , sistema de ventilação, refrigeração e aquecimento. Os móveis no corredor da casa adicionam expansão vertical para funções de armazenamento, para incluir escadas, animais de estimação, e paisagem. As áreas que são adjacentes à esse dispositivo são para serem definidas pela função dos móveis quando utilizados, com a abertura e fechamento da porta de correr e dos móveis de parede instalados no corredor. Quando não está em utilização, serve como uma área variável que pode ser convertido de acordo com as necessidades. Em segundo lugar, limites na habitação marcam as áreas definidas pelo mobiliário, e paredes físicas para garantir a privacidade tradicional e a divisão do interior/exterior.
No entanto, começado como uma estrita configuração geométrica do limite (o arquétipo de arquitetura), os 9 metros por 9 metros são de fato realizados para conduzir à desconstrução da fronteira entre o interior e o exterior, através de um plano de aberturas unicamente composta por dois tamanhos de 1,8 x 1,8 m e 1,2 x 1,2 m. Anteriormente, por meio de uma estrutura com aberturas de 1.8 x 1,8 m aplicado à fachada de outro projeto como "POROSCAPE" tentamos "transparência através da porosidade". Para o ambiente do entorno, como uma paisagem emprestada que se mescla com o jardim do pátio interno, a parede externa física possui uma delimitação geométrica da área de 9 x 9 a faz passar por uma dissolução gradual, trazendo assim os residentes em contato com alguma cena primitiva de habitação na natureza. A dissolução de um outro limite de dentro para fora transparece na área composta por móveis de paredes de vidro entre o corredor de móveis e o pátio interior.
A parede de vidro mantém contato com os fenômenos externos enquanto faz um jogo de ziguezague ao longo do pátio interior. Quanto ao jardim externo situado entre as áreas internas e externas, o limite entre dentro e fora se confunde, enquanto a luz entra através das aberturas de 1,2 x 1,2 m instalados sobre a laje de cobertura e elementos que avançam para dentro, para criar sombras na parede fronteira invisível, ou com chuva ou neve.